A CORREÇÃO COLETIVA ENQUANTO ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL DO ALUNO

Por Cláudio Correia de Oliveira Neto
Mestre em História -UFRN
Especialista em Educação de Jovens e Adultos- IFRN
Historiador Licenciado- UFRN
Técnico de Nível Médio Integrado em Controle Ambiental- IFRN
scriptum.cursos@gmail.com


         A correção coletiva é uma estratégia pedagógica que contribui para a autonomia dos estudantes. Ela consiste em fazer a correção de uma atividade que envolve o professor e seus alunos de forma ativa. Ela é altamente recomenda para os anos finais do ensino fundamental. Neste estágio do desenvolvimento humano eles começam a sair de seu egocentrismo infantil e amadurecem a capacidade empática e a alteridade. A correção coletiva auxilia justamente nesse processo de ouvir o outro.
            O protagonista desta metodologia é o aluno. Eles conduziram todo o processo de correção em conjunto,ouvindo o outro, ajudando a acharem as possíveis respostas e caminhos para chegar até ela. Ao professor cabe orientar por meio de intervenções curtas, pontuais e preferencialmente com questões norteadoras.
            Nessa abordagem os alunos também treinam o método cientifico, formulando e testando hipóteses que equacionem o problema apresentado. Além de, por meio da experiência, descobrirem que há mais de uma maneira de resolverem a questão. Treinam o exercício de ouvir o outro, expor e defender ideias, criticar, comparar e produzir soluções inovadoras.
            O primeiro passo da estratégia é solicitar voluntários ou indicar os alunos e atribuir tarefas: um ler o enunciado da questão, outro interpreta o enunciado, um terceiro aluno identifica o comando da questão, um quarto diz uma maneira de resolver, um quinto resolve e um sexto compara a resposta. A cada nova questão um novo grupo de alunos deve ser acionado.Caso algum dos alunos encontre dificuldade em executar a tarefa a ele atribuída solicite que outro aluno auxilie-o. A medida que a turma vá internalizando e se habituando a correção coletiva o professor deve inserir mais elementos como, por exemplo, mais um aluno que critique as respostas fornecidas.

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COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO:
OLIVEIRA NETO, Cláudio Correia de. A correção coletiva enquanto estratégia para a construção da autonomia intelectual dos alunos. Natal, 28 maio 2016. 

Comentários

  1. Amei a ideia! Já faço a correção coletiva , mas não nessa dimensão. Normalmente dois ou três expõem suas respostas e avaliamos juntos se as informações estão corretas. Os alunos do 6º ano, 7º ano e 8º ano são os mais empolgados.

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