BENS CULTURAIS DA IGREJA: CONCEITOS E DEFINIÇÕES

Figura 1 A Catedral de São Paulo, em Londres, parcialmente destruída após bombardeios alemães sobre a capital britânica. A Batalha da Grã-Bretanha terminou com o avanço alemão na Europa Ocidental. Fonte: Wikimedia Commons.

1.1            A História do Conceito de Bens Culturais



Na Convenção de Haia de 14 de maio de 1954 foi a primeira vez em âmbito jurídico que o conceito de Bens Culturais foi empregado na intenção de determinar tudo aquilo que deveria ser salvaguardado em caso de conflito armado. Pela sua história de origem já é possível notar que como qualquer outro conceito ele também está subordinado ao contexto histórico de sua criação e interesses da época.

Paulatinamente o conceito de Bens Culturais foi sendo substituído pelo de Patrimônio Cultural, muitas vezes se tornado sinônimo ou o sobrepondo. Isto  causa certa confusão e a necessidade de mais investimento teórico para realizar a distinção entre eles, ação que faremos no próximo capítulo. 

1.2           As características definidoras de Bens Culturais da Igreja

Na Itália em 1964 foi formada a Comissão Franceschini que se encarregou de realizar estudos entre 1964 e 1967 e elaborou seus resultados em uma Declaração de Princípios na qual definiu o conceito de Bem Cultural. Na declaração em questão se definia como Bem Cultural “Aquele que constitui um testemunho material possuidor de valor de civilização”.

Dentro destes parâmetros podemos então afirmar que há três características importantes para ser considerado um Bens Cultural: materialidade, reconhecimento social do seu valor e uso coletivo. Um tripé de exigências surge daí: conservação, valorização e uso público.

    Os Bens Culturais da Igreja se destacam dos demais pois os mesmos são dotados de um valor agregado, que é o religioso ou sagrado. São, portanto, manifestações do sagrado que se materializam na vida dos crentes e testemunho vivo da divindade idolatrada. Eles se caracterizam principalmente por auxiliar a Igreja em sua missão salvacionista por meio da evangelização.


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