BLOCOS DIDÁTICOS E RITMO DE AULA


Por Cláudio Correia de Oliveira Neto
Mestre em História - UFRN
Especialista em  Educação de Jovens e Adultos - IFRN
Historiador Licenciado- UFRN
Técnico de Nível Médio Integrado em Controle Ambiental- IFRN
scriptum.cursos@gmail.com

             Uma aula exclusivamente expositiva, ainda que dialogada, é ineficaz. As pesquisas em neurociência e aprendizagem comprovam que o cérebro tem uma capacidade de concentração limitada, após um determinado momento nos acostumamos a dada ação e passamos a prestar menos atenção. Nossa capacidade de memorização/apreensão de conteúdos priorizam a coleta das primeiras e ultimas informações, tudo que está no meio se perde. Para aumentar a concentração e a capacidade de absorção é importante “quebrar” a exposição em partes, ou seja, em blocos didáticos. E entre eles incluir atividades que produzam ritmo a aula,ampliando a potência de aprendizagem.
            A aula pode ser divida em vários blocos didáticos de conteúdo, mas recomendo que o mais adequado é 3 grandes blocos. No final de cada momento uma atividade distinta que possa ser associada ao conteúdo e retomada no final. No primeiro período deve ser apresentado conceitos importantes e o panorama geral. Logo após, uma atividade de fixação que seja dinâmica, o que facilitará que a ideia central seja concentrada. Recomendo jogos que os alunos possam fazer, quanto mais carga emocional mais absorvido o conteúdo será, pois ocorrerá associação de memórias (a memória emocional, corporal e linguística se combinarão). Pode ser usado jogo da memória, verdadeiro ou falso, sete erros e etc.
            Após o segundo bloco deve ser feito atividades de alerta. A ideia é mostrar aos alunos possíveis armadilhas a respeito da exposição anterior. Preferencialmente devem conter exercícios de achar a alternativa incorreta, questões com pegadinhas ou nível elevado. Recomendo que se use a estratégia de questões comentadas. Revolva as atividades de alerta junto com os alunos, pois na teoria são questões que eles ainda não estão preparados para resolverem sozinhos e portanto precisam de sua orientação.
            Depois de concluído o último bloco de exposição oral deverá ser feita a ação final, a atividade de revisão. Ela deve reunir questões que toquem nos principais pontos dos blocos didáticos e que o aluno faça sem o auxílio do professor e com tempo determinado para resolver todas as questões. O professor deve fazer a correção coletiva, onde os alunos vão comparando as respostas entre si e o professor vai proporcionalmente liberando o gabarito. Este momento da aula é importante para verificar o aprendido, identificar dificuldades e dúvidas.
            O professor também deve entre os blocos e as atividades dar dicas de métodos de estudos individuais. A autonomia intelectual do aluno deve ser estimulada, mas principalmente devem ser orientadas por um profissional tendo o objetivo de maximizar a aprendizagem.

COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO:

OLIVEIRA NETO, Cláudio Correia de. Blocos didáticos e ritmo de aula. Natal, 27 maio 2016. 

LINKANDO O SABER:

Para entender mais da neurociência da aprendizagem clique aqui 


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