Tecnologias Educacionais na Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Por Cláudio Correia de Oliveira Neto
Historiador - UFRN
Mestre em História- UFRN
Especialista em Educação- IFRN
scriptum.cursos@gmail.com
O
documento norteador dos currículos brasileiros é a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC). Ela apresenta os princípios
basilares para cada etapa da educação básica, inclusive para a Educação
Infantil. Na BNCC Educação Infantil as tecnologias aparecem em dois momentos:
nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento e em um dos campos de
experiência.
Nos
direitos de aprendizagem e desenvolvimento a BNCC diz:
“Explorar
movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras,
emoções,
transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos
da natureza,
na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura,
em suas diversas
modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.”
(BRASIL
– BNCC, 2019:38)
Sobre
os campos de experiências:
“Traços, sons,
cores e formas – Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e
científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar,
possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar
diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura,
modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o
audiovisual, entre outras. Com base nessas experiências, elas se expressam por
várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais,
exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças,
mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos
materiais e de recursos tecnológicos. Essas experiências contribuem para que,
desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o
conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Portanto, a
Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e
espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a
favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão
pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem,
permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar
repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.”
(BRASIL – BNCC, 2019:38)
CONHEÇA O CURSO COMPLETO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL!
DESCRIÇÃO: Neste curso você aprenderá os fundamentos e as práticas para a implementação de tecnologias educacionais na educação infantil. Assista duas aulas gratuitamente: Aula 1- O que é tecnologia? e Aula 7 - Proposta Didática 1: Leituras online
VALOR R$ 54,99
CLIQUE AQUI PARA O DESCONTÃO BLACKFRIDAY (R$39,99)
CONHEÇA OUTROS CURSOS E EBOOKS
Comentários
Postar um comentário