Tecnologias Educacionais na Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

 


Por Cláudio Correia de Oliveira Neto 

Historiador - UFRN 

Mestre em História- UFRN

Especialista em Educação- IFRN

scriptum.cursos@gmail.com

O documento norteador dos currículos brasileiros é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Ela apresenta os princípios basilares para cada etapa da educação básica, inclusive para a Educação Infantil. Na BNCC Educação Infantil as tecnologias aparecem em dois momentos: nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento e em um dos campos de experiência.

Nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento a BNCC diz:

“Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras,

emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos

da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura,

em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

(BRASIL – BNCC, 2019:38)

Sobre os campos de experiências:

Traços, sons, cores e formas – Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos. Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.”

(BRASIL – BNCC, 2019:38)


CONHEÇA O CURSO COMPLETO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL!




DESCRIÇÃO: Neste curso você aprenderá os fundamentos e as práticas para a implementação de tecnologias educacionais na educação infantil. Assista duas aulas gratuitamente: Aula 1- O que é tecnologia?  e Aula 7 - Proposta Didática 1: Leituras online

VALOR R$ 54,99

CLIQUE AQUI PARA O DESCONTÃO BLACKFRIDAY (R$39,99)

CONHEÇA OUTROS CURSOS E EBOOKS 


Comentários

Postagens mais visitadas