1. JOGOS PEDAGÓGICOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
1.1
Conceito de Jogo e Jogo Pedagógico
A
própria origem da palavra jogo tem suas raízes históricas na escola. Jogo vem
da palavra grega ludus que significa jogo ou escola. O jogo pode ser definido como atividade e/ou ocupação
voluntária, exercida em um certo tempo e espaço, segundo regras obrigatórias,
livremente consentidas, dotada de fim em si mesmo, distinto da vida cotidiana e
fonte de prazer e tensão.
O Jogo Pedagógico pode ser definido como aquele com objetivos
pedagógicos inseridos em um determinado contexto de ensino e aprendizagem.
Os
jogos apresentam um conjunto de características que os definem enquanto jogo: atividade livre, delimitada, incerta, improdutiva,
regulamentada, fictícia, distinta da vida cotidiana e fonte de prazer e tensão.
Enquanto atividade livre deve-se aderir
a ela voluntariamente, não é possível obrigar os/as estudantes a participarem
dos jogos. O jogo deve ter um tempo e local limitado. Eles são incertos e
improdutivos, ou seja, os jogos não tem outra finalidade além da diversão e não
se subordina a produção e seguem o fluxo do próprio jogo. Os jogos possuem
regras claras e definidas que todos devem seguir enquanto jogadores. Os jogos
se baseiam na fantasia e são marcadamente um momento de ruptura da rotina
cotidiana e proporciona sensações de prazer e tensão.
O
uso de jogos em sala de aula contribui na socialização,
autoestima e administração de perdas e ganhos dos alunos e alunas.
Eles também auxiliam no desenvolvimento social,
criativa, afetiva, histórica e cultural. Habilidades de pensamento, vontade, memória, concentração, imaginação e
personalidade podem ser estimuladas durante os jogos.
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