1. JOGOS PEDAGÓGICOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

 




1.1            Conceito de Jogo e Jogo Pedagógico

A própria origem da palavra jogo tem suas raízes históricas na escola. Jogo vem da palavra grega ludus que significa jogo ou escola. O jogo pode ser definido como atividade e/ou ocupação voluntária, exercida em um certo tempo e espaço, segundo regras obrigatórias, livremente consentidas, dotada de fim em si mesmo, distinto da vida cotidiana e fonte de prazer e tensão.

O Jogo Pedagógico pode ser definido como aquele com objetivos pedagógicos inseridos em um determinado contexto de ensino e aprendizagem.

1.2           Características dos Jogos

Os jogos apresentam um conjunto de características que os definem enquanto jogo: atividade livre, delimitada, incerta, improdutiva, regulamentada, fictícia, distinta da vida cotidiana e fonte de prazer e tensão.

         Enquanto atividade livre deve-se aderir a ela voluntariamente, não é possível obrigar os/as estudantes a participarem dos jogos. O jogo deve ter um tempo e local limitado. Eles são incertos e improdutivos, ou seja, os jogos não tem outra finalidade além da diversão e não se subordina a produção e seguem o fluxo do próprio jogo. Os jogos possuem regras claras e definidas que todos devem seguir enquanto jogadores. Os jogos se baseiam na fantasia e são marcadamente um momento de ruptura da rotina cotidiana e proporciona sensações de prazer e tensão.

1.3           Vantagens dos jogos

O uso de jogos em sala de aula contribui na socialização, autoestima e administração de perdas e ganhos dos alunos e alunas. Eles também auxiliam no desenvolvimento social, criativa, afetiva, histórica e cultural. Habilidades de pensamento, vontade, memória, concentração, imaginação e personalidade podem ser estimuladas durante os jogos.


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