2020: UM ANO PERDIDO? - OLHARES DE UMA PEDAGOGA MÃE




Andréa de Lima Cicco

Pedagoga




O ano não foi perdido, mais de aprendizados diferentes. Na minha humilde opinião e compreensão uma oportunidade de conhecer o ser humano que colocamos no mundo.

Os filhos nunca tiveram tanto tempo com os seus pais e parentes que moram no mesmo lar. Crianças que muitas vezes, iam para a escola dormindo e depois de passar o dia na escola, voltavam para casa cochilando. Crianças que muitas vezes começavam a chorar do nada e não sabiam nem explicar, porque estavam chorando. E sabe o que eles queriam? Colo, carinho, um pouco de atenção exclusiva. E por sua vez, pais, que não sabiam dizer qual a comida preferida do filho, não tinham tempo para olhar a agenda do filho, de estar mais presente na vida dos filhos. Filhos que muitas vezes não tinham um espelho, uma orientação, um afeto, um afago, uma atenção, um olhar.

E com isso tudo, se viram obrigados a serem pais e a estar mais presentes, mais que isso, conhecer, aprender, trocar ideias. O ano não foi perdido, diferente sim A oportunidade de estar com os filhos, com a família e observar o crescimento dos filhos, o desenrolar de um desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. E se pegar babando de orgulho, por estar fazendo um bom trabalho no ato de orientar e encaminhar os filhos para o caminho do bem.

Olhar para seus filhos, lembrar e relembrar momentos da infância. O prazer de conhecer um ser humano incrível, com ideias incríveis, e tão pequenos. E a possibilidade de aprender sobre o solo, plantando, sobre o amor, ao fazer uma comida, sobre a higiene ao tomar um banho com os pais, sobre trabalho em equipe, ao colocar a mesa, arruma o quarto, os brinquedos, sobre respeito, respeitando o momento do outro. Ah! Quanto aprendizados?! Inúmeros.

E não, o ano de 2020 não foi perdido! FOI SIM DE APRENDIZADOS DIFERENTES!







Comentários

  1. Nossa! Amei a visão de mundo quanto esse período atípico que estamos vivenciando. Como é importante os pais perceberem que a escola não é depósito e, sim um espaço de educação e, precisamos da imensa colaboração dos mesmos nesse processo contínuo de ensinar e aprender.

    ResponderExcluir
  2. Esse ano com certeza foi um ano muito significativo para as crianças e seus pais, muitos serão as experiências a serem compartilhadas!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa reflexão, um olhar diferentes do que muitos pensam!!! Parabéns você realmente conseguiu falar sobre esse período de uma forma muito significativa! Amei 😍👏

    ResponderExcluir
  4. Verdade! Um ano diferente, cheio de novos aprendizados. Serviu para refletir sobre muita coisa que não tínhamos tempo para enxergar.

    ResponderExcluir
  5. Esse foi um ano de muitas descobertas e aprendizagem. Exeletente reflexão desse momento. 👏👏👏

    ResponderExcluir
  6. Realmente, momento de carinho e acolhimento principalmente com os nossos. Excelente texto 👏🏽

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas