COMO NÃO SE PERDER NA REVISÃO DA LITERATURA ?*

Por Cláudio Correia de Oliveira Neto 

Historiador - UFRN 

Mestre em História- UFRN

Especialista em Educação- IFRN

scriptum.cursos@gmail.com

@scriptumcursos





 O QUE É E PARA QUE SERVE A REVISÃO DA LITERATURA?

    Na elaboração de projetos de pesquisa uma fase importante e complicada do processo é a revisão da literatura ou do estado da arte como alguns nomeiam. A revisão da literatura consiste em inventariar as principais produções e achado de uma área/tema/problema de pesquisa. Ela é uma parte fundamental do processo pois ajuda você a saber se o problema de pesquisa que você escolheu já foi e como foi abordado por outros pesquisadores. A revisão também auxilia a selecionar conceitos e refinar o próprio projeto de pesquisa. 

    A depender da banca ela pode aparecer explicita ou implícita no modelo de projeto a ser apresento. Explicita ela aparece quando o modelo de projeto fornecido no edital da seleção o coloca como um tópico e implícita quando apesar de não ter um tópico próprio o resultado dela aparece   inserida no item quadro teórico do projeto. A banca deseja com a revisão da literatura avaliar se você conhece a área e o tema que deseja pesquisar, se conhece desde os clássicos até a produção mais recente e a história/ evolução da sua área.



QUAL A MAIOR DIFICULDADE NA REVISÃO DA LITERATURA?

A maior dificuldade de fazer a revisão é o grande volume de produção e leitura que tentamos dá conta em um curto espaço de tempo. E uma leitura vai levando a outro se tornando uma verdadeira bola de neve e tirando tempo precioso que poderia ser melhor usado na escrita do projeto. Veja a seguir como otimizar a sua revisão da literatura.



COMO SUPERAR A DIFICULDADE E FAZER UMA REVISÃO DA LITERATURA EFICIENTE?

Primeiro vamos ser realistas e estabeler uma meta de leitura condizente com o tempo disponível. Comece com a leitura completa  de artigo de 3 até 5 no máximo .

 COMO SELECIONAR OS ARTIGOS? 

Comece buscando os artigos na Plataforma Scielo por meio de palavras-chave. DICA quando fizer a busca para melhor direcionar digite os conceitos concatenados com o sinal de Soma assim: conceito 1+ conceito 2

Leia o resumo e as palavras-chave dos artigos que apareceram na busca. Os 3 ou 5 trabalhos que mais se parecerem com a proposta que vc deseja fazer sua pesquisa são os que você lerá por completo.

 Ao final da leitura de todos compare a referência bibliográfica deles, os autores e obras que mais se repetirem são leituras obrigatórias para a sua área.

 DICA: Se nesta comparação aparecer livros completos para ler vc deve ler a introdução,  a conclusão e um capítulo (aquele que mais estiver ligado a sua pesquisa) . Deixa eu te conta um segredo,  são raras as pessoas que leem a obra completa quando estão na elaboração do projeto.

 Garanta que na sua revisão e no seu projeto apareça no mínimo 1 clássico e 1 produção  mais recente (até 1 ano antes da seleção- no caso algo escrito entre 2020 -2019).

Uma boa , eficiente e otimizada revisão da literatura tem 10 -15 leituras, não é necessário mais q isto. Óbvio que se vc tem tempo e vontade faça a revisão do tamanho que desejar.

Espero ter ajudado você. QUALQUER DÚVIDA PODE DEIXAR AQUI NOS COMENTÁRIOS OU NAS MINHAS REDES SOCIAIS 




Em síntese:


* ESTE MATERIAL É UMA PEQUENA PARTE DO CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS DO CURSO

Comentários

Postagens mais visitadas