URGÊNCIAS PEDAGÓGICAS: A FUNÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Profº Cláudio
Correia de Oliveira Neto
Mestre em História
- UFRN
Especialista em
Educação de Jovens e Adultos – IFRN
Historiador – UFRN
A
pandemia mudou definitivamente nossas vidas. Neste contexto é imperativo repensarmos
qual o papel ou a função de cada um de nós e das instituições onde estamos
inseridos em tempos de pandemia. É com este intuito que escrevo o presente post,
na tentativa de sistematizar algumas reflexões que considero urgências
pedagógicas para nós trabalhadores da Educação.
Creio
que é necessário começar a pensar pela função da escola, pois mais uma vez se
evidenciou como um local de e em disputa por forças e agentes de todos os
tipos. E neste momento em que estão “fechadas”, e aqui uso aspas porque são os
prédios que estão fechados ou semiabertos , mas a instituição escolar
(professores, alunos, gestores, família e equipe de apoio) continua ativa em um
ciberespaço nas redes sociais, aplicativos e etc. Talvez neste momento de
“fechamento” as escolas nunca estiveram mais abertas (a toda a comunidade
escolar e até mais além).
Muitas
vezes as escolas são os espaços seguros e de acolhimento para muitos estudantes
que vão a ela muito mais do que para estudar, vão para encontrar amigos, amores,
abraços, colo, um ombro amigo para chorar e desabafar, troca, dá um rolê (como
dizem ou diziam - risos). São também nas escolas muitas vezes que alguns
estudantes encontra a primeira, e talvez única, refeição do dia.
Esta
função social de Espaço de Acolhimento foi potencializado na pandemia.
Em tempos pandêmicos as escolas devem ser espaços de acolhimentos que auxiliem
a garantir segurança alimentar (como muitas escolas tem feito distribuindo
alimentos que seria da merenda aos seus alunos em vulnerabilidade social ou
fazendo campanhas de arrecadação de alimentos). Espaço que trabalhem em torno
de redes de colaboração para divulgação de serviços e empregos no interior da
comunidade escolar (divulgar os serviços de pais e alunos ou vagas de emprego no grupo de WhatsApp da escola). E não podemos
esquecer da escuta ativa, porque as vezes pais, alunos, professores, gestores e
equipe de apoio escolar só precisam mesmo desabafar e saberem que não estão
sozinhos.
Outra
função sem igual e de suma importância que precisa ser assumida com urgência é
a de Difusora de Informações Seguras e Verificadas. Um dos fatores de
descontrole da pandemia no Brasil é a disseminação de notícias falsas (as
famosas fake news) e a falta de informações seguras, verificadas e o mais
importante EM UMA LINGUAGEM
ACESSÍVEL. As escolas como casas dos saberes e representação cientifica
da comunidade na qual está inserida deve assumir o protagonismo de Difusora de
Informações Seguras e Verificadas em Linguagem Acessível a comunidade escolar.
Espero
que este texto possa ter provocado reflexões mesmo que talvez você prezado
leitor e prezada leitora não concorde com o pensamento ou o ache inverossímil
ou impraticável, não pretendo prescrever milagres, mas provocar a mente e com
sorte (e fé) gerar ações.
Até
a próxima URGÊNCIA PEDAGÓGICA - A FUNÇÃO DAS PROFESSORAS E DOS PROFESSORES EMTEMPOS DE PANDEMIA.
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