URGÊNCIAS PEDAGÓGICAS: A FUNÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

Profº Cláudio Correia de Oliveira Neto

Mestre em História - UFRN

Especialista em Educação de Jovens e AdultosIFRN

Historiador – UFRN

scriptum.cursos@gmail.com

           




A pandemia mudou definitivamente nossas vidas. Neste contexto é imperativo repensarmos qual o papel ou a função de cada um de nós e das instituições onde estamos inseridos em tempos de pandemia. É com este intuito que escrevo o presente post, na tentativa de sistematizar algumas reflexões que considero urgências pedagógicas para nós trabalhadores da Educação.

Creio que é necessário começar a pensar pela função da escola, pois mais uma vez se evidenciou como um local de e em disputa por forças e agentes de todos os tipos. E neste momento em que estão “fechadas”, e aqui uso aspas porque são os prédios que estão fechados ou semiabertos , mas a instituição escolar (professores, alunos, gestores, família e equipe de apoio) continua ativa em um ciberespaço nas redes sociais, aplicativos e etc. Talvez neste momento de “fechamento” as escolas nunca estiveram mais abertas (a toda a comunidade escolar e até mais além).

Muitas vezes as escolas são os espaços seguros e de acolhimento para muitos estudantes que vão a ela muito mais do que para estudar, vão para encontrar amigos, amores, abraços, colo, um ombro amigo para chorar e desabafar, troca, dá um rolê (como dizem ou diziam - risos). São também nas escolas muitas vezes que alguns estudantes encontra a primeira, e talvez única, refeição do dia.

Esta função social de Espaço de Acolhimento foi potencializado na pandemia. Em tempos pandêmicos as escolas devem ser espaços de acolhimentos que auxiliem a garantir segurança alimentar (como muitas escolas tem feito distribuindo alimentos que seria da merenda aos seus alunos em vulnerabilidade social ou fazendo campanhas de arrecadação de alimentos). Espaço que trabalhem em torno de redes de colaboração para divulgação de serviços e empregos no interior da comunidade escolar (divulgar os serviços de pais e alunos ou vagas de emprego  no grupo de WhatsApp da escola). E não podemos esquecer da escuta ativa, porque as vezes pais, alunos, professores, gestores e equipe de apoio escolar só precisam mesmo desabafar e saberem que não estão sozinhos.

Outra função sem igual e de suma importância que precisa ser assumida com urgência é a de Difusora de Informações Seguras e Verificadas. Um dos fatores de descontrole da pandemia no Brasil é a disseminação de notícias falsas (as famosas fake news) e a falta de informações seguras, verificadas e o mais importante  EM UMA LINGUAGEM ACESSÍVEL. As escolas como casas dos saberes e representação cientifica da comunidade na qual está inserida deve assumir o protagonismo de Difusora de Informações Seguras e Verificadas em Linguagem Acessível a comunidade escolar.

Espero que este texto possa ter provocado reflexões mesmo que talvez você prezado leitor e prezada leitora não concorde com o pensamento ou o ache inverossímil ou impraticável, não pretendo prescrever milagres, mas provocar a mente e com sorte (e fé) gerar ações.

Até a próxima URGÊNCIA PEDAGÓGICA - A FUNÇÃO DAS PROFESSORAS E DOS PROFESSORES EMTEMPOS DE PANDEMIA.

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