URGÊNCIAS PEDAGÓGICAS: A FUNÇÃO DAS/DOS ESTUDANTES EM TEMPOS DE PANDEMIA


Profº Cláudio Correia de Oliveira Neto

Mestre em História - UFRN

Especialista em Educação de Jovens e AdultosIFRN

Historiador – UFRN

scriptum.cursos@gmail.com




Vou começar tirando os esparadrapo com força botando em negrito, caixa alta, itálico e vermelho – A FUNÇÃO DO/DA ESTUDANTE NÃO É ASSISTIR A TUA AULA REMOTA QUE VOCÊ RALOU MUITO PARA FAZER. Dito isto podemos conversar  (risos, talvez de desespero). Eu sei que a educação é importante, salvadora de todo o universo e que venceria o Thanos com um peteleco, mas, contudo, todavia e etc os/as estudantes e suas respectivas famílias tem uma prioridade no momento (lá vou eu de novo usando os recursos gráficos do word), SOBREVIVER. E espero que você o esteja ajudando nesta função, como discutimos no primeiro post dessa série de URGÊNCIAS PEDAGÓGICAS.

É preciso lembrar que além da questão central da sobrevivência o alunado enfrente outros dois problemas, um que somos totalmente inocentes e outro que precisamos fazer a mea-culpa minha máxima culpa. O primeiro problema depois da sobrevivência é a falta de condições materiais para participar das aulas remotas: sem internet, computador, local apropriado para estudar e etc. E sobre este problema temos pouco a fazer além de pressionar o poder público para criar políticas de acesso a tecnologias e garantia do direito a educação. O segundo problema é a falta de hábito dos estudantes de estudarem (e não só remotamente, é estudarem no geral). Nós ensinamos muita coisa, mas raramente ensinamos a estudar – criar rotina de estudo, material de revisão, técnicas de estudo e etc. E também estimulamos pouco a autonomia e responsabilização do aluno sobre o próprio processo de aprendizagem. Entregamos muito de mão beijada o conhecimento ou a informação ao aluno, em parte porque sempre estamos com falta de tempo e a outra porque é mais fácil responder de pronto uma dúvida do que convencer o aluno de que ele tem que fazer um esforço de pesquisar o conteúdo no qual está com dúvida e só vir até você como recurso final. Se em relação ao primeiro problema podemos fazer pouco, em relação ao segundo podemos fazer muito, e podemos começar agora. Como? Quando o estudante te procurar com uma dúvida indique um material onde ele pode encontrar a resposta e vá o acostumando aos poucos a ser mais ativo. Junto com isso converse com ele sobre como você estua, se você tem seus alunos em suas redes sociais post fotos ou vídeos de você estudando, a ação educa mais do que a palavra.

Vou me despedir como todo bom filho das classes populares fazem: me desculpa qualquer coisa visse? Volta quando puder para me visitar, as portas do blog estão sempre abertas para você.

Se tu gostou (porque eu sinceramente adorei - risos) comenta, curte , compartilha (descobri recentemente que existe um grupo que se intitula de Educatubers – estou me sentindo os próprios kkkk).

Se quiser deixa nos comentários sugestões para quem sabe uma próxima leva de URGÊNCIAS PEDAGÓGICAS.

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